Histórico


O Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais – Condege é uma associação civil de âmbito nacional que funciona como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das Defensorias Públicas existentes no Brasil.

Antes nomeado de Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais, o Condege atua desde 04 de abril de 2001. No ano de 2013,  em 27 de Junho, a partir da fusão do Conselho e do Colégio Nacional de Defensores Públicos, foi fundado o Colegiado como é hoje.

A entidade tem como objetivo a promoção e o incentivo de boas práticas administrativas e de gestão, visando o aperfeiçoamento institucional , bem como:

- formular e propor aos governos da União, Distrito Federal e dos Estados, a política institucional permanente das Defensorias Públicas, cumprindo o que preceitua a Constituição Federal;

- interagir com todos os segmentos da sociedade política e civil demonstrando a importância da Defensoria Pública como instrumento fundamental dentro do contexto de uma ordem democrática e de garantia de acesso integral à justiça;

-interlocução com o poder federal e estadual, além da elaboração de plano de trabalho para atuação nacional e internacional;

- mobilizar as bancadas federais no Congresso Nacional para a defesa e aprovação de matérias de interesse da Defensoria Pública, por meio de apresentação de estudos e propostas normativas.

Mensalmente, o Condege promove reuniões ordinárias para deliberar e normatizar suas diretrizes e prioridades de atuação; aprovar sugestões, práticas ou experiências administrativas para adoção nos Estados, visando à uniformização de gestão pública, bem como autorizar acordos, convênios e contratos a serem firmados com órgãos e instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

Características do Colégio:

  • Personalidade jurídica própria
  • Natureza estatutária
  • Entidade sem fins lucrativos
  • Sem vinculação política partidária
  • Finalidade científico-administrativa 
  • Foro em Brasília
  • Domicílio Especial - Sede administrativa no local onde oficiar o defensor público geral que estiver no exercício da presidência da Diretoria Executiva.

Atualmente a sede administrativa do Condege localiza-se na SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília - DF      CEP: 71200-219

* São membros efetivos do Colégio os defensores públicos gerais ou subdefensores públicos gerais dos Estados e Distrito Federal.

Diretoria Executiva: 

Presidente: Maria José Silva Souza de Nápolis (defensora pública-geral do Distrito Federal)

Vice-presidente: Marcus Vinicius Soares Alves (defensor público-geral do Estado do Rio Grande do Norte)

Secretário-geral: Ricardo Queiroz de Paiva (defensor público geral do Estado de Amazonas)

Secretária-adjunta: Florisvaldo Antonio Fiorenno Junior (defensor público-geral do Estado de São Paulo)

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4304 / (61) 2196-4300
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4304 | 2196-4300
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!