Vice-presidenta da gestão anterior, Rivana é defensora pública há 18 anos e foi eleita presidenta da Associação em dezembro. 


Na última terça-feira (9), assumiu o comando da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), para o biênio 2021-2023, a defensora pública do Estado do Acre Rivana Ricarte. A presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE), Maria de Nápolis, esteve presente na solenidade de posse, que ocorreu de forma presencial em Brasília (DF) e foi transmitida de forma online via YouTube.

Durante a cerimônia, foram empossados também os novos integrantes dos conselhos diretor, consultivo e fiscal da Associação. A defensora pública do Distrito Federal Rita Lima é a nova vice-presidenta institucional; o defensor público de Minas Gerais Flávio Wandeck é o novo vice-presidente jurídico-legislativo; e o defensor público de São Paulo Augusto Barbosa é o vice-presidente administrativo. 

A nova diretoria irá focar em oito eixos de atuação: fortalecimento associativo, defesa institucional, diálogo interinstitucional, comunicação associativa, aperfeiçoamento e capacitação, atuação afirmativa de gênero e raça, pesquisa e desenvolvimento, além da atuação internacional.

Conforme explica Rivana Ricarte, o objetivo da nova gestão é mostrar a essencialidade do serviço público para o país e, em especial, a peculiaridade do trabalho da Defensoria Pública, como instituição garantidora do acesso à justiça da população em situação de vulnerabilidade. Para ela, o trabalho desempenhado por cada defensora e defensor público no órgão de atuação representa a instituição, e o seu bom desempenho repercute na imagem política que a Defensoria Pública tem como um todo junto à sociedade e aos poderes públicos locais e estaduais. (Fonte: ANADEP.)

Vice-presidenta da gestão anterior, Rivana é defensora pública há 18 anos e foi eleita presidenta em dezembro, liderando a chapa única “Integração: diálogo e ação para garantia de prerrogativas e direitos”. Ela também foi diretora de comunicação da Associação durante o biênio 2017-2019 e foi a primeira mulher brasileira a ser indicada para o cargo de Defensora Pública Interamericana, onde atua perante a Corte e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos desde 2016.

“Os desafios da gestão serão, seguramente, menores do que a nossa disposição de enfrentá-los com muita confiança na capacidade da equipe que montamos para superar os obstáculos que venham cruzar nosso caminho”, afirmou a nova presidenta. “Vamos mostrar à sociedade brasileira, ainda mais, o trabalho da Defensoria Pública.”

Atualmente, a ANADEP representa mais de 6 mil defensoras e defensores públicos das 27 unidades federativas, que atuam para garantir acesso à justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade.



Lara Perpétuo, da Assessoria de Comunicação. 

Com informações da ANADEP.

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4457
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4457
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!