Pesquisa divulgada, nesta segunda-feira (02/12), pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), revela que 78% da sociedade aprova atuação da Defensoria Pública brasileira. Os dados constam em Estudo Sobre a Imagem do Poder Judiciário Brasileiro, lançado no Rio de Janeiro.

Maior índice obtido na avaliação feita pela sociedade, os 78% de aprovação mostram que as pessoas entrevistadas consideram a atuação da Defensoria como “ótima + boa” ou “regular”. A Defensoria também é líder na análise de sua atuação feita por advogados: 86% desses profissionais do Direito consideram a Defensoria “ótima + boa” ou “regular”. A pesquisa ainda destaca a Defensoria Pública como a instituição do Sistema de Justiça com maior índice de confiança entre os cidadãos e cidadãs: 59%.

Defensor Público-Geral de Pernambuco e presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), José Fabrício afirma que o modelo público de acesso à Justiça, através da Defensoria Pública, assegura o desenvolvimento de uma relação de confiança e credibilidade entre a Instituição e seus beneficiados. "Nossos serviços primam pela técnica e excelência que, aliados à priorização da resolução pacífica dos conflitos, programas de educação em direitos e o manejo de ações que tragam benefícios à coletividade de modo geral, nos dão este reconhecimento tão expressivo, demonstrando o acerto do sistema brasileiro na política pública de acesso à Justiça para a população vulnerável do ponto de vista econômico e social", destaca José Fabrício.

Judiciário

Na análise entre Poderes, o Estudo mostra que o Judiciário é o único em que mais da metade dos entrevistados (52%), disse confiar. Os dados oficiais da pesquisa também indicam, entre outros apontamentos, que 59% das pessoas consideram que vale a pena recorrer à Justiça para solucionar alguma situação de conflito.

A pesquisa

Conforme informações da AMB, o Estudo foi realizado pela FGV-Rio e pelo sociólogo e cientista político Antônio Lavareda. A coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2018 a outubro de 2019 ouvindo mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, Defensores Públicos e cidadãos, em todas as regiões do Brasil.

Ainda conforme a Associação dos Magistrados, a coordenação da pesquisa ficou a cargo do ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com subcoordenação da presidente eleita da AMB, Renata Gil.

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4304 / (61) 2196-4300
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4304 | 2196-4300
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!