Atuando desde 1994 na DPE-TO, este é o segundo mandato de Estellamaris como defensora pública-geral. A defensora já foi DPG nos biênios de 2007/2008 e 2009/2010.
A solenidade de posse da nova defensora pública-geral do Estado de Tocantins, Estellamaris Postal, aconteceu nesta segunda-feira (25), em Palmas. Estellamaris assume a chefia da Defensoria Pública de Tocantins (DPE-TO) pelo biênio 2021/2023, substituindo Fábio Monteiro dos Santos, cujo mandato encerrou-se no último domingo (24).
O vice-presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE), Marcus Vinicius Soares Alves, participou da cerimônia de forma virtual: “Tenho certeza que a missão não será fácil, mas, com a larga experiência administrativa que vossa excelência tem, tenho certeza que a Defensoria Pública do Estado do Tocantins estará em mãos seguras”, afirmou em sua fala. “O CONDEGE estará sempre ao seu lado, à disposição para colaborar por uma Defensoria Pública mais presente e acessível a todos os brasileiros.”
Atuando desde 1994 na DPE-TO, este é o segundo mandato de Estellamaris como defensora pública-geral. A defensora já foi DPG nos biênios de 2007/2008 e 2009/2010. Nos biênios 2011/2013, 2017/2019 e 2019/2021, foi subdefensora pública-geral, e, de 2013 a 2017, foi corregedora-geral da Defensoria. Também foi secretária executiva do CONDEGE e membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas Estaduais, do Distrito Federal e da União.
“Dedicarei todas as minhas forças para o bem desempenhar desta missão e creio que a principal missão será identificar as principais necessidades dos assistidos, oferecendo soluções e promovendo a cidadania junto à construção de uma Defensoria forte”, disse Estellamaris em seu discurso de posse. Para ela, uma defensoria forte é a garantia de uma dignidade respeitada.
Também foram empossados, na solenidade, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, como subdefensor público-geral, e Danilo Frasseto, como superintendente de defensores públicos.
Estavam presentes na cerimônia: o governador e o vice-governador de Tocantins, Mauro Carlesse e Wanderlei Barbosa; o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), defensor público Guilherme Vilela; e o presidente do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Richards Bruno Rodrigues.
Lara Perpétuo, da Assessoria de Comunicação