Membros do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) visitaram, na sexta-feira (28), o abrigo de imigrantes Rondon III e o Ponto de Cadastramento da Operação Acolhida. A visita ocorreu depois da 29ª Reunião Ordinária, ocorrida no auditório da Defensoria Pública de Roraima.

Os visitantes foram recebidos pela equipe do Alto Comissariado das Nações Unidas e do Exército Brasileiro, responsável pelo programa Operação Acolhida. Eles mostraram as instalações desde o posto de triagem, emissão de documentos, emissão de carteira de saúde, atendimento da Polícia Federal até as dependências do abrigamento.   

A Força Tarefa Logística Humanitária e a ACNUR abriram o Rondon III para prestar apoio aos imigrantes venezuelanos em Roraima. O abrigo está localizado no bairro 13 de setembro e tem capacidade para mil pessoas. Cada casa tem capacidade para cinco pessoas e as barracas para nove. Os alojamentos são para famílias, casais, crianças e mulheres.    

 “Tivemos a oportunidade de conhecer a problemática de perto e como os organismos internacionais e 7º batalhão estão pontualmente inserindo essas pessoas em relação à humanização. Saber sobre os aspectos financeiros que o estado e os municípios de Roraima passam para que nós possamos ajudar a essa problemática da migração foi fundamental”, comentou o Defensor Público-Geral de Roraima, Stélio Dener de Souza Cruz.

"Com a visita, tivemos a oportunidade de ver in loco toda a estrutura, além de ter a noção da real situação dos venezuelanos e, com isso, ajudar na elaboração da Carta Aberta para as Defensorias”, ressaltou o presidente do Condege, José Fabrício Silva de Lima.

Ainda segundo ele, a Carta de recomendações terá a finalidade de auxiliar tanto o Governo de Roraima como os integrantes das demais instituições que atuam junto aos migrantes. “Queremos contribuir na tomada de decisões com vista à melhoria dos serviços prestados. E, principalmente, investir de maneira prioritária no processo de interiorização dos refugiados, fazendo com que os demais Estados da Federação possam dividir de forma igualitária com o Estado de Roraima esse fluxo migratório. A carta será encaminhada aos ministérios, ao Governo Federal e aos respectivos Estados que estarão presentes na reunião”, finalizou o presidente.

 

Veja mais fotos no Fickr: www.flickr.com/photos/182253198@N07/>

Redação e imagens: DPE-RR

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal e da União, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
Rua Marquês do Amorim, nº 127, Bairro Boa Vista, Recife/PE - CEP: 50070-330
(81) 3182-3702
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (81) 3182-3701 | 3182-3702
Celular: (81) 98494-1235

 

Assessoria de Comunicação: Fátima Freire
E-mails: ascomdppe@defensoria.pe.gov.br
Telefone: (81) 3182-3707
Celular: (81) 98494-1233

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!